31 agosto, 2006

atividade 06

1) Encontrar, na Internet, um exemplo de ciborgue e um exemplo de pós-humano. Analisar como essas "novas" relações com o copro influenciam a comunicação.

Como discutimos em aula, o termo ciborgue, seria a dependência humana da técnica. Essa técnica poderia ser desde as nossas roupas, nosso celular até qualquer suplemento artificial. Então, um exemplo que poderia dar de ciborgue, seria um site na internet que proporciona compra de celulares, de uma operadora: Tim. E como Pós-Humano, que trata como “fim da morte com a tecnologia”, seria a clonagem, um fato novo de uns anos para cá, que tem como idéia principal a vida eterna do ser humano. Neste site por exemplo Sua Pesquisa, tiramos diversas informações sobre o assunto.

2) Construir um Avatar de si mesmo e outro de um colega. Explicar como os avatares são baseados na Identificação.

[http://www.planearium2.de/flash/spstudio.html]

[http://www.elouai.com]

- Meu colega, Lucas! -

- Meu próprio avatar! -

3) Acessar The Palace (chat). Analisar como os avatares influenciam o processo de comunicação.

Neste site, funciona um chat, a partir que cada usuário cria o seu avatar para participar. A imagem é criada através do nosso gosto ou estilo, que passa evidenciar a nossa identificação. Enquanto participamos do chat, temos proximidade de pessoas através de cada imagem usada pelos usuários, conforme nosso interesse, estilo, etc.

..ai ai! É isso?! ¬¬

atividade 04

1- Observar:

[
http://www.aveiro-digital.pt]
[
http://www.portoalegre.rs.gov.br/]
[
http://mini-site.louvre.f]
[
http://www.quattro.com.br/tristessa/]

a) Como foi feita a virtualização dos lugares acima relacionados? Explique suas diferenças e semelhanças.

b) Quais conseqüências você percebe a partir da virtualização dos espaços concretos? Como essa virtualização IMPACTA o cotidiano?


2 – Procurar 2 ex de cada modelo de rede. Explicar porque pode ser considerado exemplo.

3 – Em sua opinião, qual modelo pode ser aplicado mais diretamente aos grupos sociais na Internet? Explique e exemplifique.




1)

a)
A partir da análise do site da cidade de Porto Alegre, podemos notar que a idéia é colocar mais próximo as pessoas o dia-a-dia da cidade, mantendo o cidadão cada vez mais atualizado. O internauta pode acessar através do ‘Portal do Cidadão’ links direcionados a diversos assuntos (IPTU, água, Concursos, etc). E pra quem não conhece a capital do RS, pode até mesmo fazer um ‘tur’ virtual pela cidade através de fotos e mapas lá disponíveis.

O segundo site proposto à observação, Aveiro Digital, é um portal direcionado a modernização de serviços de uma associação de municípios. Ao contrário do site anterior, ele apenas visa execução de projetos, criados pelas áreas de intervenções.

O site do museu de Louvre traz uma idéia de virtualização de cultura, explorando profissionais da área de jornalismo, turismo, locais de exposições, etc.

Por último, o site [http://www.quattro.com.br/tristessa], traz o exemplo de virtualização através de texto somente.


b) A facilidade, agilidade que cada vez aumenta com a virtualização. Facilidade, pois não é preciso estar 'realmente' no lugar de pesquisa, através dessa virtualização podemos visitar, colher informações, participar. E a globalização, a relação cada vez mais próxima das pessoas (mesmo em lugares completamente opostos na realidade), seria o maior impacto, ao meu ver, no cotidiano.


2)

Modelo de Redes Aleatórias:
uma propaganda (spam). Pois está ali para levar a um caminho já pré-determinado. E como caracteriza-se por uma propaganda de massa, tem maior chance de obter mais retorno.

Modelo de Rede de Mundos Pequenos:
como debatido em aula, os sites de relacionamento 'Orkut' e 'Gazzag', pois encontramos os exemplos de nós fortes e fracos. Fortes pelos conhecidos, amigos, que são importantes para todo o relacionamento. Mas há os nós fracos, onde podemos observar pelas ligações que o site apresenta para cada usuário (até quatro ligações), que também tem a sua importância.



3)

Ao meu ver, a o modelo mais adequado seria a rede de Mundos Pequenos. Pois nessa, temos a relação de nós fortes e fracos, e para um grupo social na internet, é importante as pessoas que realmente participam dele (nós fortes), quanto aqueles que ficam sabendo através de amigos, de ações, etc. (os nós fracos) que são importantes para manter sempre a rede interligada.



... hmm! ok! ;)
[]'s !! #)

atividade 03

1) Encontrar uma cibercidade. Explicar porque pode ser considerada 'ciber'.
2) Virtualizar um espaço concreto. Explicar como fez.

3) Ciberespaço pode ser considerado uma rede? Explique.


1) Cibercidade: Há apenas um único portal, pelo qual as pessoas têm acesso às notícias sobre todas as instituições públicas e privadas.[http://www2.uol.com.br/aprendiz/n_noticias/estacao_digital/id141201.htm]
Temos por cibercidade, um espaço na rede onde os usuários podem acessar diversas informações, em um único portal.Informações gerais, desde instituições públicas e privadas, projetos comunitários, programas de educação à distância, e o desenvolvimento da interatividade dos internautas através de chats, por exemplo. Podemos considerar as cibercidades, como a popularização da internet, pois sendo um instrumento de velocidade e interatividade é possível fazer com que os seus usuários coloquem na rede a sua realidade e possam discuti-la de maneira mais simples e rápida.

Ex.: [http://www.aveiro-digital.pt/]
Site desenvolvido para o programa Aveiro Digital 2003-2006 que visa a modernização de serviços e qualificação na região da Associação dos Municípios da Ria (Portugal).
Lá encontramos diversas áreas de intervenções, como uma dedicada a comunidade digital, escolas e comunidades educativas, universidade e comunidade universitária, serviços de saúde, solidariedade social, etc.

2) Podemos analisar a 'Virtualização' como uma maneira de desterritorializar, reconfigurar, ou seja, uma solução existente numa nova abordagem, a web.

Um exemplo mais simples que pensei, foi meu próprio fotolog.[http://rosianaborges.flogbrasil.terra.com.br/foto15879866.html]
Onde lá posto fotos de diferentes momentos, ou seja, deixo disponível na web informações minhas, que podem receber ou não, comentários dos usuários que passam por lá. É uma maneira das pessoas descobrirem meu 'contexto' (até onde eu gostaria, conforme cada post!).

Outro exemplo que lembrei, que entra na minha visão de virtualizar (compartilhar uma realidade, na web), foi o site de uma instituição financeira, [www.caixa.gov.br], onde a idéia é de acompanhar seus clientes mesmo eles estando longe de uma agência, por exemplo, podendo ter acesso às suas informações e da empresa em tempo real e sem sair de casa. :)


3) O ciberespaço pode ser considerado uma rede, pois é onde encontramos todas as ligações feitas na web. É a rede (imaginada como uma ligação de nós), que situa o ciberespaço.





iiiii.. será q é isso?! ¬¬
:}

atividade 02

1) A lógica do jogo é acertar a ordem das peças. Como cada uma delas têm níveis de interação diferentes, para dar certo o final, é preciso montar uma seqüência para elas evoluam e por fim, formem um robô.
Encontramos então, a multilinearidade, pois os caminhos para montarmos a seqüência, já estão lá. Tudo foi previsto pelo criador do jogo. E também a modularidade, pois conforme vamos interagindo as peças, elas vão se encaixando (ou brigando entre si conforme o caso!), até chegar aos níveis máximos de cada uma, formando o robô.

2) [http://www.fotolog.com/biquinicavadao]
[http://www.fotolog.com/bandaover12]

São escritas coletivas, pois permitem que os visitantes participem através de comentários, post de links, fazendo assim a modificação da página.

3) O quarto do Poeta Mário Quintana, fica na Casa de Cultura em Porto Alegre que leva o seu nome. Situada no centro da capital, à Rua dos Andradas, 736. Para visitas, o horário de funcionamento é das 9h às 21h. Nos fins de semana e feriados, das 12h às 21h.

Os links encontrados na minha busca: associativo e estrutural. No primeiro, quando entramos em [www.ccmq.rs.gov.br], pois nos leva até o lugar desejado. Logo, um link estrutural, ‘Espaços’, pois nele é mantida a organização de todas as informações mantidas no site. Por fim, o link ‘Quarto do Poeta’, me levou até as informações das quais eu precisava, ou seja, um exemplo de link associativo.


4) A Banda After Forever estará no Brasil no dia 14 de outubro, no Liver ‘N’ Louder Festival, em São Paulo.

Para efetuar a minha busca, encontrei algumas das características da internet, como:
*Hipertextualidade: pelo fato de ter colocado o nome da Banda em um site de buscas, em poucos segundos, diversos links apareceram, cada um com um tipo de informação diferente, mas por volta do mesmo assunto. Assim, a partir da visita em alguns dos diversos sites, pude confirmar a presença da Banda no país.
*Velocidade: presente na característica anterior. Optei por um site de buscas para fazer a pesquisa, e em poucos segundos diversos links apareceram com diversas informações sobre a Banda.

atividade 01

1) Velocidade
2) Interatividade
3) Hipertextualidade
4) Convergências de Mídia/Hipermídia

1)Velocidade
Quando falamos em Internet, velocidade para muitos, é a primeira característica que vem a mente. Pois na web podemos encontrar notícias atualizadas de minuto em minuto, como neste site por exemplo: [http://globoesporte.globo.com] onde os jogos acontecem e ao mesmo tempo podemos obter diversas informações sobre a partida.

2) Interatividade
Interação Mútua e Reativa (PRIMO): Na primeira, podemos obter um processo que construído enquanto ele acontece. Em conversas de ‘chats’, por exemplo.

Tratando-se do modo reativo, são duas partes de interação, mas nenhuma delas interfere na interatividade. São dadas as opções, e o que podemos fazer é optar por uma delas.

Níveis de Interatividade (LEMOS): quando a interação permite um nível maior, por exemplo o programa Skype, que nos permite conversar como no telefone, mas com certos diferenciais como troca de arquivos e a possibilidade de conversar com um grupo maior de pessoas.

3) Hipertextualidade
Neste site por exemplo, [www.vagalume.com.br] podemos procurar através de links: letras de músicas, cifras, incluir informações e até mesmo autógrafos dos nossos artistas preferidos. O que marca a hipertextualidade, característica da Internet de estar em rede.

4) Convergência de Mídia ou Hipermídia
Diversividade da mídia na web:
- Jornais [http://www.correiodopovo.com.br]
- Rádios [http://radio.terra.com.br]
- TV [www.globo.com]