Remidiação
1) Analisar a REMIDIAÇÃO realizada.
a) Quais as vantagens e desvantagens da sua remidiação em relação ao veículo remidiado?
Como as pessoas cada vez mais criam uma dependência maior dessa tecnologia, o que pensei, seria que os modelos de celulares possuíssem um Localizador. Não basta muitas vezes (conforme o caso!) saber onde a pessoa está verbalmente. No celular iria apontar a "localidade" onde a pessoa estaria, confirmado pela pessoa ou não.
A vantagem seria essa, poder localizar uma pessoa sem ao menos conversar (serviço deverá estar disponível pelo usuário). Localizar endereço, por exemplo.
Já a desvantagem seria que esse serviço, além de pago - já que iríamos deixar de falar para localizar - deve ser "ativado" pelos usuários, pois pela privacidade, podemos escolher se queremos ser localizados por amigos ou não.
b) A sua remidiação pode ser compreendida como imediação ou hipermediação? Explique.
Devido ao fato dessa remidiação colaborar com a vida do consumidor, ajudando no seu dia-a-dia fazendo com que ele esteja sempre "ligado a sua realidade", acredito que o meu exemplo seja uma remidiação compreendida como hipermediação, já que esta trata-se de uma forma de "chamar a atenção para o meio".
c) Analise como a mediação funciona em sua remidiação.
A mediação em si trata-se de uma representação do objeto através do meio. Na remidiação que criei, há um localizador de pessoas através do nosso interesse. No celular, apareceria um pequeno mapa da região onde a pessoa que procuramos estaria. A mediação acontece nesse momento. A representação do objeto seria a pessoa que estamos em busca, logo o meio seria o celular.
2) Encontre, a partir da web, um exemplo de Convergência de Mídias, um exemplo de Multimídia e um de Hipermídia.
a) Hipermídia: Site YouTube. Pois lá encontramos diversos vídeos caseiros ou até profissionais. Podemos modificá-los, pois temos diversas opções como avançar, retroceder, com ou sem legenda, etc.
b) Convergência de Mídias: Portal Terra. Neste portal podemos encontrar diversas mídias convergindo para a web: rádio, jornalismo, TV e etc.
c) Multimídia: Rádio Atlântida. É um exemplo de multimídia pois são duas mídias diferentes juntas (rádio + internet) e o usuário pode usufruir mas sem poder modificá-la.
3) Analise, nos exemplos acima, como acontece a Mediação e como ela influencia na percepção da mensagem.
a) No exemplo do site de vídeos, acredito que a mediação pode ser tanto imediada como hipermediada. Pois é conforme o vídeo que escolhemos ver que o expectador 'esquece' ou 'lembra' do meio. Ele pode estar assistindo uma cena de um filme que o remete ao irreal como após pode assistir a uma propaganda que o remeta diretamente a sua realidade.
Isso influencia na percepção da mensagem porque a partir do momento em que o usuário não entende alguma parte do vídeo por exemplo, ele pode retroceder, pausar e avançar, ao contrário da televisão.
b) No segundo exemplo, acredito que seja um exemplo de hipermediação. Por ser um portal de notícias, o conteúdo do site tem a intenção de chamar o seu usuário para a realidade, de mantê-lo informado minuto a minuto das notícias do mundo.
Influencia a percepção da mensagem a partir do momento em que as notícias são vinculadas, o usuário pode buscar a partir de hiperlinks outras notícias em volta do assunto, por exemplo.
c) Por fim, no último exemplo, a rádio on line diferencia a percepção da mensagem relacionada a rádio convencional já que na primeira, podemos ver as entrevistas na maioria das vezes na íntegra, é possível bater papo com alguém recentemente entrevistado, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário