24 outubro, 2006

atividade 10

Mobilidade na Cibercultura


1) Procurar três exemplos de mobilidade na comunicação via Internet. Explicar como eles modificam os padrões de comunicação.
MSN no celular: permite que o usuário se comunique com seus contatos, mesmo sem estar logado no programa pelo computador.

Notícias recebidas pelo celular: atualmente, existem sites de notícias que através de um cadastramento de clientes interessados, mandam notícias em tempo real para seus usuários (Esportes, Horóscopo, Economia, Política, etc.), mantendo-os em contato com o mundo a todo momento.

SMS: sites que permitem o internauta a mandar mensagens de texto de até 130 caracteres para usuários das operadoras, Claro e Tim por exemplo, o que facilita a comunicação, pois não é preciso necessariamente de dois aparelhos para completar a comunicação e sim, do emissor estar ligado ao computador e o receptor ao celular, ou vice e versa.


2) Pensar em uma remidiação de um sistema de comunicação mediada pelo computador para a mobilidade. Explicar.

A maior novidade em termos de mobilidade atualmente, é o Blackberry. Pois é a comunicação mediada pelo computador através de aparelhos móveis, onde permitirão checagem de e-mails, estar on-line 24 horas por dia no MSN, dentre outros serviços. Esse aparelho traz aos seus usuários uma forma de comunicação cada vez mais rápida e atualizada, visto que poderão continuar com sua rotina normalmente, mas conectados à internet a qualquer hora e em qualquer lugar.

3) Analisar como a mobilidade interfere na política na cibercultura.
Mobilidade, mobilização. A primeira traz até a política, uma maior facilidade e capacidade para a segunda, pois com a mobilidade cada vez mais rápida, é possível reunir pessoas, grupos, idéias, vontades, etc. Assim, os grupos (políticos ou não) poderão tornar-se ainda mais interativos, mantendo-se a par de informações e ações a sua volta, agindo a favor ou contra aos meios políticos e suas leis.

4) Analisar como a mobilidade interfere na sociabilidade na cibercultura.
Com toda essa evolução da mobilidade, as relações antes ocorridas em contato real e que logo se permitiram a ocorrer pelo computador, agora passarão a exigir respostas em qualquer lugar, pois estaremos conectados à web em qualquer ambiente, a todo momento. Isso pode facilitar, como complicar as formas de relacionamento. Facilitando quando estamos longe de quem queremos nos comunicar, por exemplo, complicando quando não estivermos dispostos a todo esse acesso de informação e consequentemente a essa troca de capital social.

Nenhum comentário: