Mobilidade na Cibercultura
1) Procurar três exemplos de mobilidade na comunicação via Internet. Explicar como eles modificam os padrões de comunicação.
1) Procurar três exemplos de mobilidade na comunicação via Internet. Explicar como eles modificam os padrões de comunicação.
MSN no celular: permite que o usuário se comunique com seus contatos, mesmo sem estar logado no programa pelo computador.
Notícias recebidas pelo celular: atualmente, existem sites de notícias que através de um cadastramento de clientes interessados, mandam notícias em tempo real para seus usuários (Esportes, Horóscopo, Economia, Política, etc.), mantendo-os em contato com o mundo a todo momento.
SMS: sites que permitem o internauta a mandar mensagens de texto de até 130 caracteres para usuários das operadoras, Claro e Tim por exemplo, o que facilita a comunicação, pois não é preciso necessariamente de dois aparelhos para completar a comunicação e sim, do emissor estar ligado ao computador e o receptor ao celular, ou vice e versa.
2) Pensar em uma remidiação de um sistema de comunicação mediada pelo computador para a mobilidade. Explicar.
A maior novidade em termos de mobilidade atualmente, é o Blackberry. Pois é a comunicação mediada pelo computador através de aparelhos móveis, onde permitirão checagem de e-mails, estar on-line 24 horas por dia no MSN, dentre outros serviços. Esse aparelho traz aos seus usuários uma forma de comunicação cada vez mais rápida e atualizada, visto que poderão continuar com sua rotina normalmente, mas conectados à internet a qualquer hora e em qualquer lugar.
3) Analisar como a mobilidade interfere na política na cibercultura.
3) Analisar como a mobilidade interfere na política na cibercultura.
Mobilidade, mobilização. A primeira traz até a política, uma maior facilidade e capacidade para a segunda, pois com a mobilidade cada vez mais rápida, é possível reunir pessoas, grupos, idéias, vontades, etc. Assim, os grupos (políticos ou não) poderão tornar-se ainda mais interativos, mantendo-se a par de informações e ações a sua volta, agindo a favor ou contra aos meios políticos e suas leis.
4) Analisar como a mobilidade interfere na sociabilidade na cibercultura.
4) Analisar como a mobilidade interfere na sociabilidade na cibercultura.
Com toda essa evolução da mobilidade, as relações antes ocorridas em contato real e que logo se permitiram a ocorrer pelo computador, agora passarão a exigir respostas em qualquer lugar, pois estaremos conectados à web em qualquer ambiente, a todo momento. Isso pode facilitar, como complicar as formas de relacionamento. Facilitando quando estamos longe de quem queremos nos comunicar, por exemplo, complicando quando não estivermos dispostos a todo esse acesso de informação e consequentemente a essa troca de capital social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário