05 outubro, 2006

atividade 08

Apropriação, Desvio e Despesa Improdutiva

1) Procurar, na internet, três exemplos de cada um dos ítens abaixo:

- Apropriação: Orkut, Blogger e MSN.

- Desvio: os mesmos exemplos anteriores.

- Despesa: Claro, Fotolog e Jogos.

Explicar porque são formas de apropriação.

Os exemplos de apropriação e desvio se encaixam porque foram criados com o intuito de facilitar a comunicação entre os usuários (Orkut e Messenger), aproximar amigos, familiares e etc em um ambiente comum na web. Mas como acontece com outros sites da Internet, o uso deles não é somente direcionado para isso, no caso do desvio (uso criminoso da técnica), são utilizados para cometer crimes como difusão de vírus, casos de pornografia e pedofilia. Já os sites exemplos de despesa improdutiva, são aqueles que geralmente são bloqueados pelas empresas com o intuito de impossibilitar o "ócio" dos funcionários: sites típicos de jogos, de mensagens de texto, blogs e fotologs e etc.


2) Visitar:

http://www.facom.ufba.br/ciberpesquisa/cyberpunk

a) Olhar arquivo de páginas hackeadas.
b) Olhar entrevista com o grupo Pirates of Network.
c) Olhar entrevista com o delegado da PF sobre crimes virtuais.


http://www.astalavista.com

a) Buscador "underground"


3) Responder de acordo com o observado no exercício anterior:

a) Como a atividade de Hackers e Crackers é refletida pela ideologia Ciberpunk?
A ideologia ciberpunk defende que a internet deve ser um meio de informações livre, que o acesso aos computadores deve ser ilimitado, segue o lema de que seus seguidores lutem contra o sistema. E a atividade de hackers e crakers nada mais é do que a tentativa de burlar sistemas de segurança, derrubar o atual sistema de internet o que vai de encontro direto com a ideologia dos ciberpunks.

b) A atividade dos Ciberpunks é necessária à Cibercultura? Explique.
Acredito que sim. Em países sub-desenvolvidos, no caso do Brasil, a internet ainda está na mão de poucos. Enquanto que nos países desenvolvidos como EUA, a população tem acesso a web 24 horas por dia em todos os lugares. E a atividade dos ciberpunks vai de encontro ao sistema atual, manipulado por poucos e isso é importante para que possamos repensar idéias sobre a rede, transformá-la para que seja realmente um meio de acesso livre, mas seguro.

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